domingo, 10 de julho de 2011

Alimento Funcional versus Medicamento


Alimentos funcionais e medicamentos; é possível comparar ?

A combinação dos desejos dos consumidores com os avanços da tecnologia na área alimentar e os atuais links entre dieta e doença e dieta e prevenção de doenças está criando um novo campo que envolve um estilo-de-vida e uma dieta saudáveis. Os alimentos funcionais surgem neste contexto de um alimento saudável. Considera-se funcional aquele alimento ou nutriente alimentar que, além de nutrir, gera benefícios para a saúde de quem consome.
A tecnologia alimentar e a melhora da nutrição foram fatores críticos para o aumento dramático da expectativa de vida nos últimos 200 anos. O impacto da dieta na saúde vai muito além da nutrição básica.
Os avanços científicos permitiram um melhor entendimento das doenças, uma melhor compreensão da ação dos componentes alimentares no metabolismo celular e o isolamento dos componentes bioativos do alimento que possuem ação no metabolismo celular.
Os alimentos funcionais podem assumir várias formas. Alguns podem ser alimentos tradicionais nos quais se reconheceu um determinado componente útil para a saúde. Alguns podem ser alimentos fortificados ou que sofreram acréscimos, buscando reduzir certas doenças em determinados grupos populacionais.
As áreas de estudo atuais incluem o melhor entendimento dos níveis ótimos de certos bioativos para a saúde e a identificação de novos componentes alimentares bioativos.
No passado, estudou-se as vitaminas e os sais minerais visando tratar os quadros de deficiência. Hoje se estuda a ingestão ótima de nutrientes tradicionais e as diferenças dessa ingestão nas subpopulações. Entendendo o mecanismo de ação dos nutrientes alimentares, no nível molecular, fica mais fácil padronizar os guias dietéticos para populações específicas.
Comparando o alimento funcional com o medicamento:


Retirado de Sociedade Brasileira de Alimentos Funcionais - SBAF
Fonte: IFT-2005, Functional Foods: Opportunities and Challenges.

Nenhum comentário: