quinta-feira, 7 de julho de 2011

A alquimia das vitaminas


B1 (Tiamina) Atua na produção de energia, no metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas. Favorece a absorção de oxigênio pelo cérebro e auxilia o funcionamento do Sistema Nervoso.
Possui papel importante nas funções relacionadas com memória e cognição.É também indicada no tratamento da TPM (cólicas e dores nas mamas). Acerte nas escolhas: gérmen de trigo, semente de girassol, levedo de cerveja, lentilha, soja, leite de soja, farinha de soja, milho verde, cereais integrais, pinhão e farinha de trigo integral. B3 (Niacina): Atua na obtenção de energia e no metabolismo das proteínas, gorduras e carboidratos. Aumenta a habilidade dos glóbulos vermelhos de carrear oxigênio. Acerte nas escolhas: atum, carnes, leite, ovos, levedo, arroz integral e cereais integrais. B6 (Piridoxina): Participa da formação de energia. Atua na formação de anticorpos, hemácias e funções neurológicas normais.
É também indicada no tratamento da TPM (enjôos, dores de cabeça, irritabilidade, cólicas e dores nas mamas). Faz parte de uma enzima "chave" que participa da produção dos neurotransmissores norepinefrina e serotonina. Acerte nas escolhas: fígado, frango, atum, banana, cereais integrais, levedo de cerveja, arroz integral, cará, alho e sementes de gergelim. B12 (Cobalamina): É essencial ao funcionamento das células, principalmente do trato gastrointestinal, medula óssea e tecido nervoso. É indicada no tratamento da TPM (cólicas e dores nas mamas). Possui papel importante na formação da membrana que envolve as fibras nervosas, a mielina. Também ajuda no transporte e estoque de ácido fólico. Pessoas com depressão, costumam apresentar baixos níveis de B12.
Acerte nas escolhas: leite e derivados, atum, carne bovina, salmão, ostras, ovos, alimentos industrializados fortificados. Ácido Fólico: Participa, juntamente com a Vitamina B12, na produção de neurotransmissores. Colabora na manutenção dos níveis de serotonina (neurotransmissor que promove o bem estar). Pessoas com distúrbios de humor podem apresentar baixos níveis sanguíneos de ácido fólico. Acerte nas escolhas: espinafre, feijão branco, aspargos, verduras de folhas escuras, couve de bruxelas, soja, laranja, melão, maçã.
Fonte: www.surfmc.com

Nenhum comentário: