terça-feira, 5 de julho de 2011

O que é Cromoterapia


*por Profa. Ondina Balzano

A vida calma dos primórdios da civilização transformou-se numa tremenda agitação com suas conseqüências perturbadoras para o homem. A evolução tecnológica acarretou ao ser humano muitos problemas emocionais, pois ele passou a ter cada vez mais preocupações que foram desenvolvendo a angústia, a ansiedade e as fobias.
Não só o homem de negócios, o profissional em qualquer área, mas também o nosso jovem convive com a dúvida, o medo de falhar e a expectativa, como por exemplo de aprovação no Vestibular ou de conseguir um emprego; ou enfrentam problemas de ordem familiar e, social que geram sentimentos conflitantes causadores da depressão e do "stress".
Além disso, o "stress" também é ocasionado por uma grande perda de energia cósmica e até mesmo por um desequilíbrio no campo bioenergético do ser humano.
A princípio pode parecer que a origem do “stress” esteja relacionada apenas a fatores emocionais e energéticos; entretanto são diversas as causas Físicas que desencadeiam a situação de “stress”, como:
- exaustão por excesso de trabalho;
- insuficiência de sono;
- variações extremas de temperatura;
- efeitos de drogas e remédios;
- deficiência de nutrição;
- poluição ambiental;
- radiação eletromagnética;
- energia geopática.
Dentre os efeitos nocivos de drogas e remédios está o uso de cocaína, de heroína, de maconha; de LSD, de anfetaminas, etc..
Infelizmente a maioria dessas drogas são consumidas pelos jovens que, buscando um êxtase passageiro, destróem a saúde e só muitos anos mais tarde vão ter talvez a consciência dos seus malefícios, quando não morrem antes vitimados pelo seu excesso.
Os agentes poluentes não só contribuem para desenvolver o "stress" como podem ser os causadores de muitas doenças:
Fumaça do cigarro - atinge também a não fumantes, mas que se encontram no mesmo ambiente dos fumantes, pois as estatísticas mostram o aumento da incidência de câncer nessas pessoas.
Toxidade do alumínio - pesquisas recentes mostram que grande número de pacientes com o Mal de Alzheimer apresentam altos níveis de alumínio no tecido cerebral, que podem ter origem no uso constante de panelas de alumínio para cozinhar os alimentos.
Poluição eletromagnética - a respeito desse tipo de poluição, pode-se dizer que as linhas de alta tensão, fornos de microondas, tubos de raios catódicos (lâmpadas fluorescentes) e outros equipamentos elétricos produzem “stress” e efeitos biológicos negativos, como câncer infantil e fetos com anormalidades. Existem pesquisas com famílias que moram próximo de linhas de alta tensão comprovando a incidência de câncer em crianças.
Os soviéticos concluíram que a exposição de seres humanos às radiações produzidas pelos fornos de microondas costuma provocar o aparecimento de catarata.
A Cromoterapia equilibra o corpo físico-energético do ser humano, proporcionando-lhe maior disposição e saúde.
Assim, com um novo ânimo o indivíduo estará apto a enfrentar os problemas que o preocupavam, encontrando sempre a melhor solução.
* Profa. Ondina Balzano- Fundadora do ISIS - Instituto de Cromoterapia e Holística - Rio de Janeiro - 11.03.93

Nenhum comentário: