quinta-feira, 21 de julho de 2011

Resveratrol e os seus benefícios a saúde


O Programa de Oncologia da UFRJ isolou a supermolécula: resveratrol do vinho tinto, para poder estudá-la e descobriram que além de sua capacidade antioxidante, pode reduzir os riscos de doenças e é uma substância que induz a morte de células cancerígenas. Segundo o Instituto de Nutrição da UFRJ para que os efeitos da substância sejam sentidos, o ideal é alimentar-se regularmente de hortaliças e frutas que contenham a substância.
Tomar uma taça de vinho ou se entupir de uma hortaliça em um dia e depois só voltar a ingerí-las daqui a um mês não são suficientes para inibir o câncer. É preciso consumí-los diariamente para que ocorra aumento da expectativa de vida.
Um extenso corpo de dados confirma a associação entre ingestão leve a moderda de álcool e melhora de doenças cardiovasculares e diabetes mellitus, AVC, demência e mortalidade por todas a mortes.O consumo de 0,5 a 1 drinque/dia para mulheres e 1 a 2 drinques /dis para homens esta associado com cardioproteção, levando aumento do HDL(colesterol bom) enquanto que a ingestão de maiores de álcool não só anulam como pioram grandemente os riscos cardiovasculares
Quais são os benefícios do RESVERATROL?
Antienvelhecimento - a substância retarda o envelhecimento de vários tecidos, como o cerebral, muscular e o cardíaco.
Combate doenças cardiovasculares - aumenta o colesterol bom e diminui o ruim, melhora a circulação sanguínea.
Prevenção do câncer - poder antioxidante combatendo os radicais livres e de contanção da proliferação das células tumorais.
Combate as dores articulares - características antiinflamatórias e analgésicas,
Prevenção da doença de Alzheimer - estudos na neurologia sugerem que o reveratrol evita depósito no cérebro de placas de proteínas tóxicas.
Quais são as Contra indicações/Interações medicamentosas?
Como não foi encontrado na literatura relatos de efeitos adversos devido ao uso de resveratrol, porém não é estabelecida sua segurança em gestantes. Porém foi encontrado na literatura sobre a interação entre: o uso de anticoagulantes e AINES concomitante com o resveratrol podendo aumentar o risco de hemorragias.
Qual a Posologia/quantidade indicada?
-A Organização Mundial de Saúde recomenda o consumo de 400 gramas de alimentos por dia ricos em resveratrol. E vinho tinto, alguns estudos mostram que dois cálices (100 ml / ao dia), consumidos junto com as refeições protegem o coração. No entanto, um consumo moderado, equivale a 250-300 mL de vinho. É importante que as calorias provenientes do álcool não ultrapassem a 10% da necessidades diárias.
Fontes de alimentos ricos em resveratrol:
Podemos nos beneficiar dessa substância consumindo suco de uva ou ingerindo uvas escuras uvas de casca escura, amendoim também contam com resveratrol, mas é no vinho tinto que o composto está mais solúvel. As cascas das uvas vermelho-roxas e o vinho tinto são ricos em resveratrol.
O que promove o excesso de vinho?
Afeta negativamente o fígado e as enzimas hepáticas aumentam sensivelmente, além da violência e da criminalidade pelo alcoolismo.

Referências:
Sociedade Brasileira de Alimentos Funcionais - SBAF; COSTA, N.M.B;
ROSA, C. O. B; Alimentos Funcionais-Benefícios para saúde. Edit. Viçosa, MG;2008.

Nenhum comentário: