quarta-feira, 14 de novembro de 2012

PLENÁRIO - Giovani Cherini defende terapias alternativas na rede pública de saúde

A disponibilização pelas prefeituras brasileiras, por meio do SUS, de serviços de terapia holística com o uso de técnicas alternativas, como a acupuntura, shiatsu, reiki, fitoterapia, meditação e outras, foi defendida pelo deputado Giovani Cherini (PDT-RS).

Segundo o parlamentar, a terapia holística tem a finalidade de tratar o homem por inteiro, e não apenas na sua parte física. “O ser humano é muito mais que apenas um corpo físico, é também um ser psicológico e espiritual e, por isso, a medicina alopática precisa ser complementada”, disse.

O deputado informou que, no Brasil, a Política de Práticas Integrativas e Complementares do SUS - instituída em 2006 pelo Ministério da Saúde - incentiva o uso pela rede pública de uma série de práticas não convencionais, como a medicina tradicional chinesa e a fitoterapia, para auxiliar no processo de cura.

“Essa iniciativa ainda é muito tímida e deveria ser efetivamente aplicada como anunciada pelo Ministério da Saúde, ainda mais diante de inúmeras comprovações da eficácia dessas terapias”, afirmou

Nenhum comentário: