quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Aumente seu autocontrole com técnicas de meditação...

No instante de fúria, tudo parece conspirar para que você pule no pescoço de alguém: o coração dispara, as pupilas se dilatam, os músculos recebem mais sangue e se preparam para o ataque.
Seria um combate feroz se não fosse seu próprio cérebro, que, sem você contar até dez, se lembra das prováveis consequências do embate.
É fácil concluir que não existe vida social sem autocontrole. A ciência provou e já deu até o endereço de onde fica a regulação das emoções no cérebro. A boa notícia é que as últimas descobertas dão esperanças aos mais impulsivos: com treino, dá para melhorar o controle emocional.
Elisa Harumi Kozasa, neurocientista do Instituto do Cérebro do Hospital Israelita Albert Einstein, é uma das autoras de um estudo recém-publicado na revista internacional "NeuroImage". A pesquisa comparou o desempenho de pessoas que meditam com o de quem não medita em uma atividade que exige controle de impulsos. Saiu-se melhor quem meditava.
"O treinamento em meditação modifica as áreas cerebrais. O córtex fica mais espesso em partes relacionadas à atenção, à tomada de decisões e ao controle de impulsos", explica.

Além de meditação, os treinamentos para autocontrole envolvem terapia comportamental e técnicas de reconhecimento facial de emoções. A ideia não é aprender a engolir sapos ou a forjar um pensamento positivo. "Suprimir a raiva ou o estresse é 'autoilusão', não autocontrole. É preciso entender o que causa o impulso, não rejeitá-lo", diz José Roberto Leite, psicólogo e pesquisador da Unifesp.
Emoções são respostas do organismo a estímulos internos ou externos. O que determina o tamanho do pavio da pessoa ou o quanto ela é ansiosa não é só "gênio".
"Há um papel da genética, mas a influência do ambiente e do comportamento é grande. Quem vive em ambientes com pessoas ansiosas tem mais tendência a ser ansioso", explica Kozasa.
Sentir raiva ou nojo, duas emoções universais, é involuntário e fisiológico: todos sentem. Mas o que será feito com esse impulso pode ser uma escolha, de acordo com a monja Coen, primaz da Comunidade Zen Budista. "Podemos controlar o que fazemos com as nossas emoções. Para isso, é preciso saber reconhecê-las e nomeá-las." É aí que entra a meditação.
ATENÇÃO PLENA
"É como arrumar a casa", define Stephen Little, instrutor de práticas de redução de estresse e de autocuidado do Hospital Israelita Albert Einstein. "Meditar ajuda a criar caminhos neurológicos mais claros. É como abrir uma brecha entre a emoção e o instante da decisão."
Como o foco da atenção é redirecionado --por exemplo, para a respiração--, a técnica treina a concentração, fundamental para manter o controle. As distrações contribuem para que sejamos levados pelas emoções, no estilo "deixa a vida me levar", explica Little.
Em um mundo de distrações, concentrar-se não é nada fácil. Quem nunca meditou pode achar a prática difícil pelo simples fato de precisar ficar quieto, sem estímulos externos. O jeito mais simples de conseguir isso é prestando atenção à respiração. Mas há outras formas, como repetir mentalmente uma palavra ou expressão ou deixar o pensamento fluir.
O único porém é que os efeitos não são imediatos. Os melhores resultados aparecem em estudos com pessoas que praticam a técnica há mais de dez anos. "Mas dá para ter uma boa diferença em oito semanas", incentiva Kozasa. Ela se refere a um programa de 45 minutos por dia, com acompanhamento.
A curto prazo, na hora que der vontade de rodar a baiana, o velho truque de controlar a respiração ajuda de verdade.
A psicóloga Ana Maria Rossi, autora do livro "Autocontrole" - Best Seller, afirma que, quando alguém tenta se controlar, o principal erro é o de se concentrar exatamente no sentimento que quer inibir.
"Pensamos: 'Não vou ficar nervosa'. Isso só atrapalha. O cérebro não entende a negativa. É preciso mudar o foco."
Ela recomenda a técnica da visualização: "Quem tem medo de falar em público pode se imaginar em uma situação de completo domínio."
Para José Roberto Leite, não basta só pensar no controle emocional. "Controlar as emoções é apenas um dos aspectos. Se eu não tenho ataques de raiva ou de ansiedade, mas como desesperadamente, não adianta nada. Há vários tipos de controle."
Segundo ele, é comum a pessoa priorizar uma das áreas --a profissional, por exemplo-- em detrimento das outras. "Há várias esferas: a física, a psicológica, a profissional. É preciso encarar a vida como uma empresa que tem que ser gerenciada em vários aspectos, senão vai à falência."

Neem: O Gosto Amargo Saudável

Neem é considerado uma arvore com poder fitomedicinal, capaz de promover um sombreamento com sensação térmica de temperaturas  com 3 ºC mais baixo, o  que tem sido uma grande afirmação da espécie humana desde os tempos remotos. Neem é extremamente útil para o ser humano e este é o motivo que está a ser adorado na Índia e é considerado como o lugar onde "Deus reside". Diz-se que nenhum mau espirito se atreve a encostar perto de uma árvore de Neem e esta é a razão pelo qual o Neem se faz  presente na maioria das casas dos indianos.
Em linhas gerais, apresentamos onde e como são empregados seu uso no corpo humano, graças a presença de pelo menos 90 componentes bioativos presente no Neem.
Não temos a menor pretensão em promover sua  recomendação de uso, apresentando apenas sua funcionalidade e aplicação:
Antisséptico e anti-microbiano - é o melhor agente para reprimir qualquer tipo de infecção que ocorre no nosso corpo. A poderosa ação de neem impede qualquer crescimento microbiano, bem como evita que os parasitas venham a se proliferar. Esta propriedade do neem era conhecida na medicina Índiana ayurvedica a milhares de anos atrás.
Diabetes - as folhas de neem devido ao sabor amargo e seus princípios ativos têm a propriedade de agir como um agente anti-diabético.
 Doenças Cardíacas - neem é muito útil no tratamento de problemas relacionados com o coração e também melhora a circulação de sangue no corpo. Os extratos de folhas de neem são altamente recomendados para reduzir a coagulação sanguínea, a pressão arterial, hiperlipidemia e as doenças cardíacas.
Dentes, gengivas e cavidade bucal - Desde tempos remotos à 4.000 anos, o neem tem sido amplamente utilizado na India como um agente que é muito útil no tratamento de problemas relacionados com dentes, gengivas e cavidade bucal. É um poderoso agente que é realmente eficaz no tratamento de problemas como: cândida, dentes amarelados, sangramento gengival, e mau hálito.
Infecções - Neem é considerado um excelente suplemento como ervas que tem o poder para suprimir a maioria das infecções que possam influenciar em nosso corpo devido a algumas doenças. Neem, contém princípios ativos com propriedades anti-microbianas que tornam a reprimir ataque por fungos, vírus e bactérias.
É também muito útil em impedir condições favoráveis  de invasão de protozoários e vermes.
Neem é conhecida pelas suas propriedades medicinais imensurável, sendo utilizado como um grande  fortalecedor do sistema imunológico e potente inibidor dos radicais livres.
Suas folhas podem ser consumidas “in natura” sendo recomendado à tolerância de até dez folhas frescas por dia, dividida em três tomadas. Pode-se ingerir comendo em pão,  sanduíche, juntamente com geléia, ou algum outro alimento como: queijo, presunto, tomate, requeijão a seu critério de gosto, de forma que atenue seu sabor amargo. Da mesma forma, você pode comer as três folhas junto com a refeição normal.
* Escrito por Airton Oliveira