quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Alimentação da Filosofia Yin-Yang

A polaridade Yin - Yang é a base da filosofia, diagnóstico e terapêutica da Medicina Oriental, incluindo a Chinesa. Quando uma pessoa é calma - Yin, é porque temos referência do que é uma pessoa agitada - Yang. Se falarmos de calor - Yang é porque conhecemos o frio - Yin. Tudo que existe no universo possui uma polaridade, porém nada é só negativo - Yin ou positivo - Yang. Assim, como o dia depende da noite e se transforma na noite, Yin e Yang se complementam e se interdependem.
Essas energias também estão nos alimentos. Alimentos de predomínio Yin refrescam e tranqüilizam, enquanto alimentos de predomínio Yang aquecem e ativam o organismo. A qualidade Yin e Yang é sempre comparativa e relativa porque nada é só Yin ou só Yang. Um peixe grelhado tem seu perfil Yang por ser um alimento animal, que nos ativa mais que uma fruta, por exemplo, mas em relação à carne bovina, o peixe é Yin, por ser mais leve e refrescante.
Distúrbios do nosso corpo como resfriado, alergia, dores de garganta e problemas respiratórios podem representar uma deficiência da energia de defesa que é Yang, sua função é proteger os órgãos internos quanto a agressão dos agentes externos que causam doenças, ainda mais se o indivíduo apresentar medo do frio, extremidade dos membros frios, tremor fácil, palidez e fadiga.

O tratamento pode ser preventivo, evitando as comidas cruas, frescas e frias que estão mais Yin, alimentando-se de uma comida mais nutritiva e muito bem cozida à base de grãos e vegetais, que aqueça o meio interno e seja fácil de digerir e mais uma pequena parte de produtos animais. Temperos mais quentes podem ser acrescentados e os que estimulam a circulação também, como a cebolinha verde.
A depressão, o desânimo, pode ser combatidos com uma alimentação mais Yang. A Erva Doce (em semente), reforça o Yang, reduz o Yin, expele o frio, aquece os rins, harmoniza o estômago, remove as estagnações do sangue, também tranqüiliza a mente.
Em cada estação do ano é necessário uma adaptação da alimentação. No verão que é a estação do Fogo - Yang, pode-se comer frutas cheias de líquidos, mais Yin para equilibrar o calor do organismo, carnes brancas de aves e peixes para melhor digestão, hortaliças, algumas raízes cruas e temperos refrescantes como hortelã, limão e manjericão. Comer abacaxi é muito benéfico por ser refrescante, diurético e rico em potássio, perdido na transpiração. O suco batido de abacaxi com hortelã fresca alivia o calor, dores de cabeça do verão e a tensão pré-menstrual.
Vista a grande importância da alimentação, quando surge os desequilíbrios energéticos ou as doenças, a Medicina Chinesa começa a estabilizar a energia Yin - Yang indicando os alimentos adequados a cada pessoa. A seguir, se o resultado não for satisfatório, utiliza o uso de ervas medicinais, massagens e exercícios. Se a doença persistir, a acupuntura é a mais indicada forma de tratamento.

Nenhum comentário: