segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Hospital do Mandaqui usa terapia alternativa

http://diariosp.com.br/noticia/detalhe/42310/Hospital+do+Mandaqui+usa+terapia+alternativa
Unidade é a primeira da rede estadual a aplicar reiki e cromoterapia em casos de diversos pacientes Diário de S. Paulo.
Sergio Tomisaki/ Diário SP
A cromoterapia e o reiki começaram a ser oferecidos em julho de 2012
A cromoterapia e o reiki começaram a ser oferecidos em julho de 2012
“O nosso objetivo é que o paciente, ao atravessar a porta, entre em outro mundo, onde é recebido com um sorriso, um abraço”, diz a presidente da Associação de Voluntariado do Hospital do Mandaqui, Edilma Gonçalves, de 65 anos. É ela quem coordena o grupo de sete voluntárias responsáveis pelos tratamentos. “Acolhemos as pessoas de uma maneira que enfermeiros e médicos não conseguem fazer por falta de tempo”, explica Edilma.
BeneficiadosPacientes em tratamento de hepatite C, obesos mórbidos e ostomizados (que fizeram cirurgia de abertura de órgão para conectá-lo com o exterior) foram os primeiros atendidos na unidade, a primeira na rede estadual a oferecer tais serviços. Eles são encaminhados por seus médicos, que avaliam se estão em condições de receber o tratamento clínico e o alternativo ao mesmo tempo.
A cromoterapia e o reiki começaram a ser oferecidos em julho de 2012 por iniciativa de Edilma. Já foram atendidos 107 pacientes, entre elas, a dona de casa Maria Auxiliadora, de 75 anos. Ela foi operada por obesidade mórbida e estava em depressão após a cirurgia. Começou a fazer reiki e cromoterapia em julho e hoje se considera completamente bem.

Nenhum comentário: