quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

LIAN GONG - Ginástica Terapeuta Chinesa

O Lian Gong e uma ginástica terapêutica chinesa, desenvolvida pelo Dr.Zhuang Ming de Shangai. Tendo por base os conhecimentos milenares do Dao In (condições dos fluxos internos), do Qi (ar vital) e do Tai ji Quan (arte guerreira), aos quais foram acrescentados os modernos conhecimentos da medicina ocidental que resultou em um conjunto de 36 movimentos praticados diariamente, por vinte minutos, e de forma lenta e suave garantindo o adequado funcionamento das funções fisiológicas do organismo e a serenidade da mente. Desta maneira, o Lian Gong surge como uma ponte entre o conhecimento ocidental, voltado para as necessidades do ser humano do século XX.
Considerando as pressões e apelos da sociedade de consumo moderna, as pessoas veem se preocupando em encontrar uma nova forma de viver, que permita por um lado fazer frente às solicitações do dia a dia, e por outro manter uma forma harmoniosa de viver. Não restam duvidas que o alimento ingerido, o ar respirado, as imagens visualizadas, os sons escutados a e as emoções vividas atuam sobre nosso ser como um todo.
Assim, harmonia da forma física não pode ser pensada sem harmonia do corpo sutil (ou da alma). A busca de soluções para o equilíbrio da nossa forma física, através de ginásticas tradicionais, regimes alimentares ou tratamentos alopáticos, pouco ou nenhum resultado concreto se apresentarão os mesmos não estiverem sendo feito juntos com a busca da harmonização de nossas emoções e espirito. Desta forma, problemas como excesso de gorduras localizadas em partes do corpo, enxaquecas ou outros tipos de dores corporais crônicas, incômodos da menopausa ou cólicas menstruais dificilmente poderão ser tratadas de forma isolada. E necessário observar que o corpo humano e um todo, indissociável, inter-relacionado com emoção e o espiritual, fato este reconhecido pela ciência moderna.
A preocupação com a chamada abordagem holística e um tema de todas as discussões serias que se fazem neste final de milênio.
No Oriente, em especial na china, esta embutida na própria cultura do povo.
Assim, Filosofia, Religião, Medicina e artes, não são vistas isoladas umas das outras. Ao fazer um conjunto de movimentos físicos, os chineses trabalham simultaneamente sua saúde física, emocional e espiritual, aliando estes exercícios, quando necessários a outras formas de praticas, na busca de um equilíbrio interior.
A prática do Lian Gong tem se comprovado na china e é uma das três modalidades de exercícios adotados pelo governo para ser divulgada em todo o território, como um exercício altamente eficaz no alivio de problemas decorrentes de tensões e posturas inadequadas do corpo.
A combinação correta dos conceitos orientais e ocidentais, no trato do corpo humano, propiciou o desenvolvimento desta prática, pousada para atender as necessidades do homem contemporâneo. Seus 36 movimentos, de fácil aprendizado, pode ser feitos em qualquer lugar sem necessidade de roupas especiais, exigindo tão somente uma disponibilidade de 30 minutos diários. No Brasil, o Lian Gong vem sendo ensinado pela Associação Brasileira de Lian Gong em 18 terapias, vida em harmonia.

Nenhum comentário: