quinta-feira, 18 de abril de 2013

Banhos de AR

Oh! Deus Criador, bendito seja o ar, que se converte em vento para unir prados, florestas e reinos, criando unidade em cada elemento; que assim seja em nós. Oração ao Criador.
Dizia-se, em meio aos naturistas alemães, que um corpo que frequenta os banhos de ar, de água e de sol não precisa frequentar os médicos.
Pode-se dizer que a pele é o nosso segundo pulmão, porque ela inspira e expira, oxigênio e dióxido de carbono, respectivamente. Isto ocorre porque o sangue não flui somente nos vasos sangüíneos, mas nos capilares de todos os tecidos do organismo. Dr. Yum (1995) enfatiza ainda: Pode-se dizer que tanto a saúde, quanto a medicina começam e terminam na respiração. Portanto, ignorar a respiração é ignorar a própria vida, porque ela começa e termina com a respiração.
Mas, o banho de ar beneficia não só na pele, mas o corpo todo, todos os órgãos e sistemas.
O banho de ar é a terapia mais extraordinária em toda a Medicina, pois de forma suave e sutil elimina o cansaço, o estresse, bem como as toxinas do organismo.
Para praticar o banho de ar deve-se tirar toda a roupa e em seguida cobrir-se com um cobertor, deixando descoberta somente a cabeça. Pode-se ficar em qualquer posição: deitado, sentado ou em pé. Pode-se fazer exercícios ou atividades que o banho permita, menos fumar ou comer.
Deve ser feito em ambiente com pouca luminosidade e boa ventilação (sem o uso de ventilador ou ar condicionado), ou seja, com janelas abertas para que o ar circule, de preferência ao nascer e ao pôr do sol. Não é indispensável que haja Sol, mas, se ele brilha, isso reforça o efeito saudável do ar.
A técnica do banho de ar é simples e consiste em cobrir e descobrir o corpo, por tempos que variam de ½ a 2 minutos. Você mesmo pode contar o tempo, mas pode-se fazer gravações com tempo cronometrado, orientando quando deve cobrir-se e descobrir-se.
Na tabela a seguir temos um exemplo de um banho de ar de 25 minutos. Mas o ideal é começar por banhos de 10 minutos e ir aumentando conforme vai se adaptando ao tratamento e suas respostas.
Descoberto
(segundos)
Coberto
(segundos)
20
60
30
60
40
60
50
60
60
90
70
90
80
90
90
120
100
120
110
120
TOTAL: 25 MINUTOS
 Antes de começar o exercício tome um copo de suco desintoxicante ou água. Após o exercício, permaneça coberto por 3 a 4 minutos. E, tome um banho frio (sem sabonete) por 2 a 3 minutos. Deixe o corpo secar naturalmente, ou seja, não use toalha. Evite banhos de ar logo após uma refeição e, após o banho de ar, aguarde 1 hora para fazer a próxima refeição.
O banho de ar fortalece o sistema nervoso autônomo e normaliza todas as funções da pele. É desintoxicante, fortalece os órgãos internos, melhora a respiração e a circulação sangüínea e ‘acorda’ os movimentos intestinais. Em qualquer idade traz mais disposição, tranqüilidade e energia.
O banho de ar é a terapia mais indicada nos casos de câncer, dores de cabeça, prisão de ventre, cardiopatias, problemas de fígado e rins, artroses, bronquites, asma e outras.
O banho de ar deve ser feito em qualquer emergência. Não tem contra-indicações. Enfermos devem fazer de 8 até 12 banhos de ar por dia (30 minutos de intervalo) e pessoas saudáveis devem fazer 3 banhos de ar por dia como preventivo e para manutenção da saúde. Uma pessoa que tem gripe com freqüência deve praticar o banho de ar pelo menos duas vezes por dia: ao nascer e ao por do sol.
 Texto extraído do livro Alimentação para os dias de HOJE - Conceição Trucom - a ser brevemente publicado!
 * Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.
Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações, e citadas a autora e a fonte www.docelimao.com.br.

Nenhum comentário: