segunda-feira, 27 de maio de 2013

A Importância da Respiração

 Paula Soveral
A maior parte do tempo respiramos mal e de forma insuficiente. Isso é a causa de muitas das nossas doenças. Está provado que tornar a respiração mais lenta e profunda tem um profundo efeito no bater do coração e, portanto, nas atitudes mentais e na capacidade de relaxar. Respirar correctamente melhora a elasticidade dos pulmões e mantém um bom equilíbrio entre oxigénio/dióxido de carbono no corpo físico. Respirar correctamente é respirar sem medo; é encher lenta e progressivamente os pulmões, toda a caixa torácica, parar, expirar igualmente sem pressa e voltar a fazer uma ligeira paragem antes de voltar a inspirar.
A prática da respiração controlada ou Pranayama ("prana" = força vital / "yama" = regulação), através de vários exercícios, utiliza e dirige a energia da respiração para ajudar a curar, revitalizar e acalmar, e aumentar o domínio sobre a mente. A cultura oriental afirma que uma correcta respiração, para além de promover a saúde, promove também o poder mental, a felicidade, o autodomínio e o desenvolvimento espiritual. Há quem afirme que se uma geração inteira respirasse correctamente regeneraria a Raça e a doença tornar-se-ía raríssima.
De entre as inúmeras consequências de uma respiração deficiente podemos salientar todos os problemas do foro respiratório (gripes, constipações, etc.), doenças pulmonares (bronquite, pneumonia, pleurisia, tuberculose pulmonar, etc.), tensão arterial elevada, ansiedade, auto-intoxicação, prisão de ventre, hérnias.
Respirar é Viver. Não há Vida sem respiração: todos os seres vivos, animais e vegetais, devem a sua existência ao Ar. A Vida depende em absoluto da maneira de respirar. Todos sabemos que podemos estar alguns dias sem comer e sem beber, mas apenas alguns segundos sem respirar.
Vamos preparar-nos para o Outono e Inverno começando, desde já, inserindo um novo hábito na nossa rotina diária, de manhã cedo e antes de adormecer: várias respirações completas e profundas, revitalizando todo o nosso ser de energia vital (Prana). Se possível junto de árvores ou plantas, melhor! E sempre que puder fazer uma pequena paragem ao longo do seu dia, pare e respire lenta e tranquilamente. Vai poder sentir, quase de imediato, os imensos benefícios de uma respiração correcta.
O ser humano, tal como tudo, respira ao ritmo do Cosmos... A Vida é Respiração, Respiração é Vida.

Nenhum comentário: