sábado, 7 de setembro de 2013

Energia Vital - Energia Pura

Na visão chinesa o conceito de energia vital é compreendido facilmente.
Os chineses já crescem observando sua energia e como ela é percebida no corpo. Esse é um conceito oriental milenar e nós ocidentais temos dificuldade de entender o que essa energia pode nos transmitir. Não paramos para perceber o que está acontecendo com nosso organismo e como a natureza, as estações do ano e as emoções podem nos influenciar.
Nossas informações "cartesianas" não deixam sentir o que nosso corpo tem a nos revelar.
Para o oriental a energia é um fenômeno bem conhecido e sua existência é de fato não contestada.
A energia vital ou Chi ,Qi ou Ki, é a força motivadora que impulsiona qualquer vida, é indefinível, invisível, silenciosa, sem forma e constitui a base da Medicina Tradicional Chinesa e Artes Marciais como o Tai Chi Chuan. Entra no corpo na hora da concepção e sai na hora da morte, compõe a base material e proporciona as atividades funcionais dos organismos e representa a continuidade entre a forma substancial e o insubstancial.
Essa energia flui através de padrões específicos que governam sua função. No corpo, essa função é propagar vida por todas as células, que são formadas de moléculas, que por sua vez são formadas de átomos.
E ainda assume uma variedade de funções:
- É fonte de tudo o que move no corpo e acompanha esse movimento,
- Mantém o aquecimento corporal,
- Governa a retenção das substâncias e mantém os órgãos no lugar,
- Protege contra agentes causadores de doenças,
- Garante a harmonia das transformações internas.
Existem fontes dessa energia. A primeira é dos seus pais, que transmitiram a energia, o Chi original ou pré-natal na hora da concepção, ele é responsável pela sua constituição herdada e fica armazenado no rim. A segunda é o Chi dos grãos, da alimentação, que é gerado da absorção dos alimentos.
A terceira é o Chi do Ar, extraído dos pulmões quando respiramos, por isso é tão importante saber respirar corretamente, daí a grande ênfase de fazer exercícios físicos com respiração adequada.
Essas fontes fazem uma "trança" que envolve e permeia o corpo todo que irão formar os famosos meridianos que são justamente esses canais de energia vital ou Chi.
Um desequilíbrio nessas fontes de Chi, pode ocasionar doenças. Segundo a Medicina Chinesa, uma das formas de conseguirmos corrigir e estabilizar essa energia é com a terapia da Acupuntura, que utiliza os pontos dos meridianos para equilibrar e devolver o Chi correto.

Nenhum comentário: