quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Plantas Antioxidantes Açafrão e Alho

* por Dr.José de Felippe Junior
“ Nem tudo que é bom para a saúde precisa ser ruim para o paladar: Viva os temperos “
 O açafrão inibe a peroxidação lipídica  e protege o DNA : efeito anti-tumor
 A Curcuma longa ou açafrão da Índia é muito utilizada como tempero no oriente . O extrato lipofílico desta planta, é o mais conhecido e se chama curcumin, porém, também existe o extrato aquoso.
 Induziu-se a peroxidação lipídica “in vitro”, tratamento de lipossomos com sulfato de ferro e ácido ascórbico e à esse sistema gerador de radicais hidroxila e oxigênio “singlet” acrescentou-se vários agentes antioxidantes : ácido úrico , betacaroteno , alfa tocoferol e curcumin . Na presença de ácido úrico havia 73% de peroxidação lipídica; com o betacaroteno, 50% e com o alfa tocoferol, 43% . Entretanto, na presença de curcumin, havia somente 15% de peroxidação , isto é , essa substância conseguiu inibir 85% da peroxidação lipídica induzida pelo ferro – ácido ascórbico .
O extrato aquoso da Curcuma longa, também possui a capacidade de proteger o DNA da lesão provocada por lipoperóxidos e possui efeito anticlastogênico superior ao BHA e ao manitol .
 Conclui-se que o açafrão da Índia é um poderoso antioxidante, com pelo menos duas substâncias já caracterizadas, uma lipofílica, o curcumin  e outra hidrofílica . Ele também possui efeitos anticlastogênico e antipromotor de neoplasias.
 Shalini VK and Srinivas L: Lipid peroxide induced DNA damage : protection by turmeric ( Curcuma longa ) . Molecular and Cellular Biochemistry 77: 3 – 10 1987.
Alho: inibe a formação de tumores
Há muitos anos se conhece as prioridades medicinais do alho como antisséptico , antitrombótico e redutor dos níveis do colesterol e da glicemia , porém , só recentemente trabalhos experimentais constataram que o alho é capaz de inibir o crescimento de tumores .
Tumores de pele induzidos pelo éster de forbol são inibidos pela aplicação tópica de óleo de alho e o câncer de cólon induzido pela hidrazina é inibido por um tioeter do alho, o sulfito de dialil. Extratos aquosos de alho conseguem inibir o crescimento do hepatoma de Morris.
 Províncias da China onde o consumo médio de alho é de 20 g ao dia , possuem baixo  índice de mortalidade por câncer gástrico ( 3,5/100.000) em contraste com as províncias que consumem pouco alho , onde a mortalidade é muito alta ( 40/100.000).
Recentemente demonstrou-se que extratos de alho inibem os eventos iniciais provocadas por substâncias promotoras de tumor, tanto “in vitro ” como “in vivo’’ , concluindo-se que o alho possui atividade na fase de inicialização dos tumores , provavelmente protegendo o DNA .
Nishiro H. Antitumor – promoting activity of garlic extracts . Oncology 46:277-280, 1989.
Comentário:

É muito curioso o fato de que algumas substâncias usadas para tornar o paladar mais agradável, também possuam a propriedade de proteger molécula tão importante como o DNA. O curcumin inclusive possui efeito sobre a peroxidação lipídica maior que o alfa tocoferol e vale lembrar que o curcumin é muito menos dispendioso que a Vit. E. Talvez esteja na arte culinária a resolução de um dos enigmas da manutenção da saúde.

Nenhum comentário: