domingo, 6 de outubro de 2013

Tratamento para enxaqueca:Acupuntura

A Acupuntura sistêmica e a auriculoterapia associada a alguns completmentos na dieta alimentar muitas vezes através da teoria da Medicina Tradicional Chinesa(MTC) conseguem ajudar os pacientes a saírem deste sofrimento.
Segundo a Sociedade Brasileira de Cefaléia, cerca de 15% da população brasileira sofre de enxaqueca. A acupuntura é um tratamento que pode ajudar a melhorar a doença. De acordo com um estudo publicado pelo Lia Oning Journal of Traditional Chinese Medicine, 94% das pessoas que sofriam de enxaqueca tiveram melhora com o tratamento de acupuntura. “A técnica eleva a serotonina e libera endorfinas, provocando uma sensação de bem estar e relaxamento e aliviando a dor. Além de proteger o estômago, que é o órgão alvo da enxaqueca.
A duração da dor provocada pela enxaqueca pode variar de horas a dias, e ser sentida em diferentes locais da cabeça, como face, nuca e dentes. Essas dores podem ser acompanhadas de enjôos, vômitos, azia, falta de apetite, olhos vermelhos, lacrimejamento, alergias respiratórias, humor alterado, disfunção intestinal, tonturas, formigamentos, sudorese excessiva e dores no peito que se confundem com a síndrome do pânico. Algumas pessoas possuem uma dor tão intensa que precisam ficar isoladas no escuro e no silêncio
Alguns alimentos como queijos, frutas cítricas, banana, carne seca, feijão, pizza, chá, cafeína, chocolate, vinho tinto e cerveja também podem ajudar a desencadear a enxaqueca.
O sentimento responsável pela enxaqueca é o excesso de preocupação, geralmente o querer “abraçar o mundo” e deixá-lo sempre em último lugar…
Na maioria dos casos acontecem em pessoas do perfil de TERRA (ler o perfil em “Os cinco elementos” neste site). É interessante se conhecer para tentar identificar exatamente o que lhe estimula o aparecimento desta síndrome.
O tratamento de acupuntura não se restringe em colocar agulhas no corpo, na orelha e cuidar com a alimentação. O principal é entender o que te desequilibra, e isso é o que precisamos decifrar em nossas consultas.
Para iniciar o tratamento com acupuntura é feita uma avaliação do paciente. As sessões de acupuntura são realizadas uma vez por semana, mas em crises háum protocolo diferenciado. Porém, essa freqüência, assim como a duração do tratamento, dependem de cada paciente.
Pensando bem, na nossa cultura não é fácil acreditar que uma agulha posicionada num determinado ponto (por exemplo, no pé) pode aliviar uma dor em outro ponto (por exemplo, na cabeça).
Existem centenas de pontos de acupuntura na superfície do nosso corpo. Esses pontos foram descritos pelos antigos chineses, e permanecem atuais na sua eficácia. Isto é a ACUPUNTURA.
A acupuntura funciona tão bem no alívio de muitas dores, que cientistas em universidades do mundo inteiro têm pesquisado a sua ação sobre o nosso organismo. E as pesquisas têm mostrado resultados incríveis.
A acupuntura atua em vários níveis do cérebro:
. Ativando um circuito denominado sistema supressãor da dor (também conhecido como sistema inibitório descendente);
. Promovendo a liberação de endorfinas (substâncias semelhantes à morfina, fabricadas nos neurônios, que promovem sensação de alívio da dor e bem-estar);
. Aumentando os níveis de serotonina no líquor e tronco cerebral inferior;
. Diminuindo a liberação de substâncias cerebrais relacionadas à dor.
O efeito da acupuntura numa crise de enxaqueca pode ser muito rápido, com graus de alívio que podem ser muito grandes. E sem os efeitos colaterais dos medicamentos!
A acupuntura pode, também, ser utilizada periodicamente fora das crises de enxaqueca, com o objetivo de manter o seu organismo equilibrado, isso até o indivíduo conseguir um auto equilíbrio ensinado durante o próprio tratamento.
A enxaqueca tem tratamento com acupuntura, viver o dia a dia com dores… afeta muito a rotina, a vida pessoal e social do indivíduo, agende um horário com a avaliação e primeira sessão gratuita, desta forma você já está dando o primeiro passo para uma vida livre de dores e sofrimentos!!!
Qualquer dúvida, me mande um comentário que entro em contato por email para mais informações.
Um abraço e até a próxima!

Nenhum comentário: