quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Aromaterapia e Estilo de Vida

 http://www.docelimao.com.br/site/terapias/1453-aromaterapia-e-estilo-de-vida
Beatriz Yashimura *
Fala-se muito de qualidade de vida! Quanto mais estressados ficamos, mais qualidade de vida almejamos. Por que será que nos permitimos nos estressar tanto? Pergunta difícil de responder. O tempo cada vez mais apertado, responsabilidades cada vez mais numerosas, exigências de todos os lados, insatisfação, desânimo, impaciência, pânico! Socorro! Lavanda!!!
Acabar com o estresse parece utopia. O estresse é algo que se acumula, então podemos imaginar uma conta corrente, com crédito e débito e tentar reduzir sempre o saldo. Ou um medidor de estresse. Um “estressômetro”, não deixando o ponteiro atingir seu limite máximo, quando podemos até explodir, surtar, entrar em parafuso! “Um Dia de Fúria”, com Michael Douglas, quem não assistiu? Como fazer? Você já pensou sobre o seu estilo de vida? Camomila!!!
O estilo de vida mostra muito como a encaramos, como queremos levá-la. Responsabilidades e problemas todos temos. Por que será que alguns conseguem administrá-los melhor que os outros? Enquanto certas pessoas estouram por qualquer adversidade, outras parecem simplesmente não ter nenhum tipo de aborrecimento. É muito comum você ouvir “É porque não é com você!”. Manjericão!!!
Nos negócios traçamos Planos de Negócios. Na vida, que tal traçarmos um Plano de Vida? Um plano de vida com metas a serem alcançadas a curto, médio e longo prazos, nos âmbitos familiar, profissional, social, espiritual e em tantos quantos mais se desejar. Se o objetivo é ter uma vida mais leve, mais feliz, mais saudável, é importantíssimo adequar o estilo de vida. Que tal um óleo essencial de limão? A questão é mais profunda. Mas a ideia é justamente simplificar, eliminar as palavras complicado e difícil do vocabulário. Bergamota!!!
O estilo de vida reflete nossos padrões de consumo, rotina e hábitos do dia-a-dia. Então, o que comemos, como dormimos, relações interpessoais, como encaramos o trabalho, tudo reflete o nosso estilo de vida. Ao utilizar óleos essenciais podemos ajudar em todos estes aspectos. Nos hábitos alimentares, podemos começar reverenciando tanto a refeição e respeitando o horário de parada. Óleos cítricos (bergamota, limão, laranja) e de especiarias (cravo, canela) ajudam a estimular o apetite daqueles que não têm fome de tanta coisa para fazer. Óleos calmantes como capim limão, cedro e olíbano, ajudam a acalmar a ansiedade, daqueles que comem compulsivamente.
Dormir bem é um dos segredos de um estilo de vida saudável. Não só a quantidade de horas dormidas, mas a qualidade do sono, que tem que ser reparador, para não se acordar mais cansado. Lavanda e bergamota (ou lavanda e limão) fazem milagres, basta pingar uma gota deles no travesseiro, num pequeno sachê ou lenço de papel para que não fique em contato direto com a pele.
Ainda no dormir bem, temos que considerar as baladas noturnas. Vez por outra, um aniversário, uma confraternização da empresa, um show daquela banda que amamos, tudo bem. Virar madrugadas rotineiramente costuma prejudicar o funcionamento de nosso tão precioso cérebro, especialmente com o consumo de álcool e outras drogas. Óleos essenciais desintoxicantes como limão e rosa marroquina ajudam a limpar o sangue e o fígado dos mais abusadinhos. Lógico que a vida não precisa tornar-se chata para ser saudável, só é bom pensar no que buscamos.
No âmbito das relações pessoais, especialmente nas grandes metrópoles, é comum as pessoas mal se darem bom dia. Mas que raio de vida é esta, onde não nos comunicamos mais com as pessoas que nos cercam? Vamos cheirar óleo de laranja para descontrair, de bergamota para sorrir, de jasmim para nos compadecer dos problemas alheios, de cedro para melhorar a autoconfiança e reduzir a competitividade feroz e de rosa para amar, pura e simplesmente! Inalar óleos essenciais no dia-a-dia já nos bota em contato com a natureza e nos protege das quedas de imunidade.
Que tal começar agora a rever nosso estilo de vida? Torná-lo mais saudável, mais leve, mais divertido, mais comunicativo, mais feliz? Mais cheiroso...
Escolha seu óleo essencial, abra a tampa, inspire e renasça!