quarta-feira, 5 de junho de 2013

Ativando a vida com Aromaterapia

http://www.docelimao.com.br/site/terapias/1665-ativando-a-vida-com-aromaterapia
* Beatriz Yoshimura
É muito comum as pessoas reclamarem da vida. Que seja do peso, da falta de dinheiro, do cansaço e do estresse, da falta de qualidade de vida! Entretanto, poucos são os que tomam atitudes duradouras, relacionadas ao estilo de vida. Estamos cada vez mais nos tornando seres sedentários, acomodados, preguiçosos e desvitalizados! É preciso reativar nossa energia vital, nossa vida!
E como fazer isto com óleos essenciais?
Comecemos respirando. Algo que descongestione a mente, abra os pulmões e nos faça sentir a necessidade de estar mais em contato com a Natureza, com o céu, com o Sol, com a Lua! Na realidade, dependendo de onde se vive é difícil ter tanta natureza disponível, mas só de sair ao ar livre, mesmo que poluído, é suficiente para ativar a vida! Cipreste pode ser uma boa pedida, lembrando o cheiro de floresta, combinando com eucalipto staigeriana. Qualquer óleo mentolado, como eucalipto globulus ou hortelã-pimenta ajudará e muito neste processo. Cedro e olíbano também, que ajudam na parte respiratória e em estados de muita ansiedade.
Pingue uma gota de um destes óleos, esfregue na palma das mãos, feche os olhos e inale lentamente, permitindo que suas moléculas aromáticas e invisíveis entrem pelos pulmões e rapidamente cheguem ao cérebro. Abra os olhos, comece a caminhar a pé e a observar quantas coisas você não percebia ao passar rapidamente de carro ou de ônibus todo dia no mesmo trajeto! Pare, sente, observe, converse, cheire, elogie, ande mais um pouco, experimente!
Pingue um óleo mais intenso, como o capim limão e entre em algum local cheio de gente. Perceba que alguém irá comentar: “que cheiro de chá!”, com a certeza de que alguma sensação boa conseguiu despertar, pois é um óleo revigorante e muito gostoso.
Agora faça o caminho de volta e perceba como há ainda muito mais coisas a serem notadas e apreciadas, desde pessoas idosas em seu lento caminhar com suas sacolinhas nas mãos até uma pequena sobreloja que faz consertos em meias-calças desfiadas. Fique atento aos aromas, pois eles serão associados a cada nova situação, e ao inalá-los no futuro novamente, lembrarás deste dia tão libertador. Escolha um óleo essencial alegre, como os cítricos – limão, grapefruit, tangerina, bergamota... E ajude nesta associação tão positiva.
Apenas o ato de sair da rotina e sair da clausura a que estamos confinados, já é suficiente para despertar o ser vivo e pulsante que está apagadinho dentro da gente. Tudo ficará mais fácil, até perder os quilinhos a mais ou tornar-se mais paciente ou o que quer que seja, nossos cérebros pensam melhor com o ar renovado e assim conseguirá decidir melhor sobre o que fazer para sermos cada vez mais vivos e felizes!
Receitinha para ativar a vida
- 10 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta
- 10 gotas de óleo essencial de eucalipto globulus
- 40 gotas de óleo essencial de cedro
Misturar tudo num frasco de conta gotas de 5 ml, pingar uma gota nas mãos ou
lenço de papel e inalar, respirando bem fundo.
Repita quantas vezes sentir esta necessidade...

* Beatriz Yoshimura é aromaterapeuta, proprietária da Aromalife e parceira do 

O caminho da Meditação

* Por Adriana de Albuquerque Maranhão
Meditação é um estado de consciência totalmente silencioso. Um estado mental de quietude, onde a pessoa percebe-se na mais pura serenidade e integração.
Meditação em si não é método, nem técnica. Ainda assim, certamente, existe uma série de maneiras, métodos e técnicas para propiciar a mente esse estado de meditação. Em meditação a mente ultrapassa a atividade dos pensamentos e experimenta um nível de silêncio profundo, quietude total, um estado de consciência imensa, vasta e ilimitada!
A experiência de meditação não é mórbida e sem graça. Ao contrário, estar em meditação é um estado vibrante, esfuziante ainda que profundamente relaxado. Em meditação percebe-se o ser interior silencioso, inteligente, criativo - manancial de alegria, paz e bem-estar. A meditação aguça a mente e a intuição, resultando em mais produtividade e satisfação.
Durante a meditação há um alívio das pressões mentais, o ritmo da respiração cai, os batimentos cardíacos baixam, os músculos relaxam e as emoções se pacificam. Isso ajuda a diminuir em muito os problemas relacionados a stress e tensão e a reduzir hábitos pouco saudáveis, como o fumo, a bebida em excesso, uso de remédios para dormir e de tantas drogas químicas indesejaveis. As mais fortes inclusive.
Fácil de praticar e simples de aprender, pratica-se a meditação sentado confortavelmente por algum tempo em qualquer lugar e a qualquer momento que você considere adequado, usando um método que você tenha aprendido ou já conheça.