segunda-feira, 5 de agosto de 2013

O que é Energia Vital

* Dra. Célia Regina Barollo
A Energia Vital é a energia respons ável pela manutenção da vida nos seres vivos e é a energia que se desprende do corpo físico quando ocorre a morte. Essa energia não é perceptível aos nossos sentidos , como todas as outras formas de energia (magnética, elétrica, nuclear, etc.) e, de acordo com Aristóteles (384-322 a.C.), no Homem, é parte de um composto substancial que integra além dessa energia, o corpo físico, a alma e o espírito.
Isaac Newton (1643 - 1727 d.C.), descobriu a Lei da Gravidade e, partir dele, todos nós aceitamos e entendemos como e porque uma maçã cai de uma árvore. Mas você já se perguntou como a seiva de uma árvore de 30 metros de altura chega até às últimas folhinhas lá do alto? Ou que força é essa que faz os seres vivos crescerem, nutrirem-se e multiplicarem-se? É exatamente a Energia Vital a respons ável por esses fenômenos .
Quando a Energia Vital dos seres vivos vibra harmonicamente, eles encontram-se em perfeito estado de saúde, ou seja, não se observam sinais e sintomas tanto no plano físico, como no emocional ou mental. Isso significa que ele está apto a se realizar como Ser Humano porque pode usufruir livremente da inteligência para dirigir sua vontade e manter-se em estado de saúde.
Quando a Energia Vital se desequilibra, começa a aparecer um conjunto de reações e sintomas , muitas vezes imperceptíveis à nossa observação se não estivermos atentos . Inicialmente eles aparecem no nível da imaginação, com sonhos desagradáveis ou sensações desconfortáveis ; a seguir surgem sintomas no nível emotivo-afetivo, com sintomas como por exemplo: medos , insegurança, ciúmes , desconfiança, tristeza indefinida, etc.; na seqüência surgem os sintomas físicos : eczema, cefaléia, dor de estômago, cistos e tumores , etc.
Mas por que e como a Energia Vital se desequilibra?
Sabemos que cada indivíduo reage de forma própria e peculiar às agress ões do meio em que vive. Estas agress ões perturbam seu equilíbrio, e a saúde dos seres vivos pode ser afetada por diversos fatores físicos , químicos , biológicos e ps íquicos . Entretanto, são os conflitos internos ou ações incorretas que estão no cerne desse desequilíbrio, isto é, o emprego inadequado do livre arbítrio, das escolhas do ser humano. Nos animais e nas plantas as doenças ocorrem, principalmente, devido às alterações no meio ambiente provocadas , em geral, pelo próprio Homem.
 * Dra. Célia Regina Barollo
Médica Homeopata e Sanitarista